terça-feira, 31 de agosto de 2010

Medindo

No dia 24 mediram a porta da sala de aula, o quadro negro, a mesa do professor e o armário. Para esta atividade utilizaram como instrumento de medida uma régua de trinta centímetros e o interessante foi observar a facilidade com que somavam de trinta em trinta centímetros. O quadro com mais de cinco metros deu um trabalhão, mas foram agrupando, calculando mentamente, fazendo contas, utilizaram diferentes estratégias e conseguiram. Na hora do registro, mentalmente alguns transformaram centímetros em metros. A turma toda se envolveu na atividade com bastante entusiasmo.

Então no dia seguinte, utilizamos a régua medindo um metro para conferirmos as medidas realizadas e refletimos sobre a relação entre as unidades de comprimento e compreenderam que cada cem centímetros equivale um metro.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Animais e medidas

No mês de julho iniciamos uma pesquisa sobre alguns animais africanos: girafa, hipopótamo, rinoceronte, galinha d'angola, avestruz, elefante, zebra e guepardo. A turminha pesquisou em diferentes fontes e agora estão na digitação dos textos e os trabalhos ficarão muito, muito bons.
Ficaram surpresos com o tamanho de alguns dos animais estudados, então resolvi desafiá-los a desenhar esses animais em tamanho real. Para isso, começamos a explorar o sistema de medidas e iniciamos com medidas de comprimento. Exploramos algumas medidas da sala de aula, primeiramente com passos, palmos... e nos divertimos bastante. Depois refletimos sobre as unidades de medida usadas e concluiram que resultaram em diferentes resultados, devido os diferentes tamanhos dos pés, das mãos. Então, conversamos sobre os instrumentos de medida mais utilizados e exploramos as unidades de medida padrão. Medimos objetos de diferentes tamanhos e concluiram que "o milímetro é usado para medir coisas bem pequenas, o centímetro coisas médias e o metro para coisas maiores."
Para quem passava fora da sala de aula dava a impressão de bagunça, devido o barulho, mas estavam produzindo, interagindo, refletindo, aprendendo...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bienal do Livro

A viagem dos professores para a Bienal do Livro de São Paulo foi um sucesso! Conhecemos o Museu do Ipiranga, o Mercado Público Municipal, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado... Foi um passeio maravilhoso e aprendemos um pouco mais sobre a história e o povo brasileiro. Fiquei admirada com o tamanho da Bienal, andamos por cinco horas e não vimos tudo. Voltamos cansadas, mas valeu a pena!


Bienal do Livro

Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado

Mercado Público Municipal e Museu do Ipiranga

sábado, 7 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais

É muito bom homenagear as pessoas que amamos! E para presentear seus pais, a turminha escreveu lindas quadrinhas. Deu um trabalho danado! Mas afinal de contas nossos papais merecem.

Meu pai é trabalhador,
Trabalha com amor.
Ele é tão brincalhão,
Gosta de mim de montão!
(Omar)

Nossos queridos pais

domingo, 1 de agosto de 2010

Festa Juliana

Nossa Festa Juliana foi muito animada. Etâ caipirada bonita, sô!


E como dançaram bonito! A Sinhá Vaneide está de parabéns!


Teve até desfile e foi difícil escolher os mais bonitos. Etâ caipirada bonita e charmosa!