quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Animais africanos

Puxa, quanto trabalho! Mas, os desenhos dos animais africanos estão prontos e ficaram muito bonitos.





A galerinha trabalhando no ATE. O trabalho de pesquisa está quase pronto, terminaram a digitação dos textos e agora estão apenas ilustrando, mudando a fonte, colorindo. Essa turminha é muito participativa e criativa!


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tabelas e gráficos

Estas são algumas das atividades que exploramos, interpretando gráfico e tabela.


Representando a baleia franca

A turminha representou no pátio da escola o comprimento da baleia franca, 16 metros. Nossos braços abertos medem aproximadamente, um metro, então, foram necessárias dezesseis crianças para representá-la.

Alguns questionaram qual seria o tamanho da baleia azul, informei-lhes que seria aproximadamente o dobro. "trinta e dois metros!"-respondeu a Mariana. "Nossa, dá o pátio todo!"-concluiram.



terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Notícia

Ambiente | 13/09/2010

Baleia franca completa uma semana encalhada em Laguna, no Sul de Santa Catarina

Resistência surpreende especialistas


Francine Cadore | francine.cadore@diario.com.br


Nesta segunda-feira completa uma semana que a baleia franca encalhou na praia de Itapirubá, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. O cetáceo de quase 50 toneladas continua vivo e preso à areia, mesmo após uma tentativa de sacrifício por meio da aplicação de medicamentos sedativos e relaxantes.

A resistência da baleia surpreende as expectativas do grupo de especialistas que monitora as condições de vida do animal. A baleia entrou em estado de choque na quinta-feira e ainda mantém sinais vitais — baixa frequência respiratória e dilatação na pálpebra do olho direito.

De acordo com a diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca, Karina Groch, clinicamente, a baleia já deveria estar morta. O encalhe deve ter ocorrido porque o animal já estava doente e a falta de condições adequadas para sobrevivência aumentou ainda mais a debilidade no decorrer da semana. A parte mais comprometida, segundo a especialista, é a região ventral, enterrada na areia. Karina destaca que a baleia protagoniza um cenário sem precedentes de encalhes da espécie.

— A sobrevivência por tanto tempo até nos faz pensar em uma situação de milagre. A missão de salvá-la é extremamente desafiadora — afirma Karina.

No domingo, os especialistas decidiram que praticariam novamente o procedimento da eutanásia. O grupo estuda medicamentos mais potentes e eficazes para abreviar o sofrimento da baleia.

Amostras de sangue devem ser coletadas no decorrer desta segunda-feira.


Após a leitura da notícia no jornal A Notícia, conversamos sobre a medida de massa da baleia. Comparamos o peso da baleia com o maior mamífero terrestre, o elefante. "Puxa, cinquenta toneladas deve equivaler a quase todas as salas de aula cheias de pacotes de um quilo!"-concluiram admirados.


domingo, 12 de setembro de 2010

Desenhando os animais pesquisados

Partindo dos animais que estamos pesquisando, iniciamos a exploração de medida de massa, e suas unidades usuais. Calculamos mentalmente quantos quilos são necessários para compor a massa de uma girafa e de um elefante, imaginaram o tamanho da pilha de pacotes de arroz de um quilo. Também calculamos quantos alunos seriam necessários para obtermos a mesma massa do elefante, estimamos que se os alunos pesassem trinta quilos cada um, precisaríamos de 200 alunos, ou seja, oito salas como a nossa, que tem vinte e cinco alunos. Ficaram admirados com o "peso" desse animal!

Concluíram que "para pesar coisas mais leves utilizamos o grama, para coisas mais pesadas, o quilo e para coisas mais pesadas ainda, a tonelada." Essa turminha é show!

Que animal pesado! Pode pesar até 6 toneladas.

Iniciaram o desenho dos animais pesquisados em tamanho real. A princípio deu um trabalhão, olhavam o papel com cara de desanimo, afinal o papel era tão grande. Após refletirmos, concordamos que alguns animais, como a girafa, o elefante, o rinoceronte e o hipopótamo seriam realmente difícil, então propus que desenhassem o filhote ou uma espécie menor. Assim. ficaram mais animadinhos!

Após alguns dias de trabalho, afinal, era necessário medir o papel, colar, analisar, discutir, brigar, animar-se...os resultados começaram a surgir e alguns grupos estão com seus animais quase prontos.


Grupo da zebra


Grupo do avestruz

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Gráfico


A galerinha interpretou esta atividade com gráfico.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Construindo uma fita métrica

Os alunos comprovaram que um metro equivale a cem centímetros e para isso utilizaram o material dourado, pois cada cubinho mede exatamente um centímetro e foram necessários cem para compor um metro.



Depois cada uma construiu uma fita métrica medindo um metro para utilizarmos nas próximas atividades.



Com a fita métrica em mãos e divididos em grupo, os alunos mediram os colegas.
Depois de feito o registro, exploramos as medidas.