segunda-feira, 27 de junho de 2011

Problemas da Família Gorgonzola

Exploramos alguns problemas do livro: Os problemas da Família Gorgonzola de Eva Furnari. Foi muito interessante observar a maneira que cada um usou para resolver. E a cada novo problema, um novo desafio.


ESTA É A FAMÍLIA GORGONZOLA CRIADA PELA AUTORA EVA FURNARI.

É UMA FAMÍLIA ENGRAÇADA, FORMADA PELO PAI, A MÃE, OS TRÊS FILHOS E O CACHORRO DE ESTIMAÇÃO. PODEMOS ENCONTRÁ-LOS NO LIVRO: OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA.

ESCREVA O NOME DOS MEMBROS DA FAMÍLIA GORGONZOLA.




 

ESTE É O GARRANCHO E ELE FOI ENVIADO PARA UMA ESCOLA DE BONS MODOS. MAS POR ENGANO ACABOU NO JARDIM DE INFÂNCIA MARMOTINHA FELIZ.

ELE JÁ CHEGOU APRONTANDO, BOTOU PIMENTA NO LANCHE DE UM, AREIA NO BOLSO DE OUTRO, CUSPIU DENTRO DA MALA DA MARICOTA E ESMAGOU UMA BANANA NA CADEIRA DA PROFESSORA.

PARA COMPLETAR, ELE ABRIU UMA CAIXA COM 27 PULGAS ENSINADAS. TÃO ESFOMEADAS QUE SAÍRAM MORDENDO. CADA PULGA DEU 2 MORDIDAS. QUANTAS MORDIDAS FORAM DADAS? (PÁGINA 6)




 


ESTE É PICLES, O FILHO DO MEIO DOS GORGONZOLAS. ELE TEM 5 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, OS ZIMUNDOS. OS ZIMUNDOS SÃO PEQUENOS ANIMAIS VERDES, GORDOS, PELUDOS E GULOSOS QUE PASSAM O DIA COMENDO BOLACHAS.

CADA BICHINHO COME 3 BOLACHAS POR DIA. SE PICLES COMPRASSE UM PACOTE COM 16 BOLACHAS, VOCÊ ACHA QUE SERIA SUFICIENTE PARA ALIMENTÁ-LOS POR UM DIA? (PÁGINA 8)

DESENHE OS ZIMUNDOS.



GRUDI, A IRMÃ DE PICLES, TEM DEZ ADORÁVEIS GATOS DE ESTIMAÇÃO.

CERTA VEZ PICLES DESCONFIOU QUE OS GATOS DE GRUDI ESTAVAM ROUBANDO AS BOLACHAS DOS SEUS ZIMUNDINHOS. PARA PROVAR QUE TINHA RAZÃO, ELE PINTOU AS PATAS DE TODOS OS GATOS COM TINTA DE CARIMBO.

NO DIA SEGUINTE, AS BOLACHAS TINHAM SIDO ROUBADAS, MAS NÃO HAVIA PEGADAS DE GATOS.

PICLES FOI EXAMINAR OS GATOS E VIU QUE TODOS ESTAVAM USANDO SAPATINHOS DE BONECA. PICLES FICOU UMA FERA.

QUANTOS SAPATINHOS GRUDI USOU PARA CALÇAR OS GATOS? (PÁGINA 9)



TIO JONHO TEM UM BICHO DE ESTIMAÇÃO, O LEO.

UM DIA TIO JONHO ANUNCIOU PARA A FAMÍLIA QUE IA TER UM CONGRESSO DE PULGAS NO LEO. TIO JONHO FEZ UM MAPA CAPRICHADO COM AS PARTES DO LEO: CABEÇA, TRONCO, PERNAS E RABO. NA CABEÇA CABERIAM 10 PULGAS, NO TRONCO OUTRAS 10, EM CADA PERNA CABERIAM 3 PULGAS, E NO RABO MAIS 2.


TIO JONHO E RUINZINHO DE CONTAS E NÃO CONSEGUIA CALCULAR QUANTAS PULGAS CABERIAM EM SEU CÃO. E VOCÊ CONSEGUE CALCULAR? (PÁGINA 10 E 11)


DESENHE AS PULGAS NO LEO.



O TIO JONHO TEM DOIS AMIGOS: O JUVENAL E O TOBIAS.

O JUVENAL, CERTA VEZ, PERDEU UNS PARAFUSOS DA CABEÇA E FOI ATÉ A PADARIA PELADO. CHEGANDO LÁ ENCONTROU O AMIGO TOBIAS, QUE TAMBÉM TINHA PERDIDO UNS PARAFUSOS, MAS, AO CONTRÁRIO, FOI COM UM EXAGERO DE ROUPA. VESTIA 3 CUECAS, 4 CALÇAS, 5 CAMISETAS, 3 MALHAS, 2 CASACOS E 8 MEIAS EM CADA PÉ. QUANTAS PEÇAS DE ROUPA ESTAVA VESTINDO TOBIAS? (PÁGINA 12)

DESENHE AS PEÇAS DE ROUPA QUE O TOBIAS ESTAVA USANDO.




O JUVENAL E O TOBIAS TÊM UM OUTRO AMIGO, O PÍFIO. ELE COLECIONA FUROS NATURAIS DE ROUPAS. FUROS NATURAIS SÃO AQUELES FEITOS DEPOIS DE MUITO USO.

PÍFIO JÁ TINHA 80 FUROS E O QUE ELE MAIS QUERIA NA VIDA ERA QUE SUA COLEÇÃO CHEGASSE AOS 100 FUROS. NO DIA DO ANIVERSÁRIO ELE GANHOU UMA CALÇA COM 2 FUROS, UMA CAMISETA COM 5, UMA CUECA COM 6 E UM PÉ DE MEIA COM 10 FURINHOS. SERÁ QUE PÍFIO CHEGOU À MARCA DOS 100 FUROS? (PÁGINA 13)

DESENHE OS FUROS NAS PEÇAS DE ROUPA DO PÍFIO.

 



ZÉ PEREBA É AMIGO DO GARRANCHO GORGONZOLA.


CERTA VEZ, O ZÉ PEREBA MANDOU PELO CORREIO UM PUDIM AZEDO DE 5 ANDARES PARA O GARRANCHO.


O GARRANCHO NÃO DEIXOU POR MENOS, ENFEITOU O PUDIM COM 9 CHICLETES MASTIGADOS EM CADA ANDAR E MANDOU DE VOLTA. QUANTOS CHICLETES MASTIGADOS HAVIA NO PUDIM QUE ZÉ PEREBA RECEBEU DE VOLTA? (PÁGINA 15)


DESENHE NO PUDIM OS CHICLETES MASTIGADOS.

 

Os problemas foram adaptados de acordo com o nível de leitura da turma.

Um comentário:

  1. Olá! Adorei as atividades da Família Gorgonzola!
    Eu e minha turma de 2º ano estamos trabalhando com este livro também.Está muito legal!
    Se você quiser dar uma olhadinha no blog da nossa escola (uni-crianca.blogspot.com.br)verá uma foto nossa caracterizados, após trabalhar medidas(peso, comprimento, capacidade, etc.) Não repare, pois nosso blog tem apenas duas semanas de funcionamento e ainda estamos aprendendo. Bjus, Tia Sil

    ResponderExcluir