quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto: Aniversário da nossa Escola - Atayde Machado "Dadi" (1)

24/08- Iniciamos o projeto com uma contação de história. Eu e a professora Lucimeri contamos para a galerinha do primeiro e do segundo ano, a história em quadrinhos: Na escola,  da Turma da Mônica. Eles adoraram e riram de montão.



Depois na sala, conversamos sobre a historinha e também sobre nossa escola. Então, combinamos de conhecer um pouco mais da história da nossa escola, que esse ano completa dezesseis anos.

25/08- A turminha queria saber mais sobre o patrono da escola, então convidei os alunos do terceiro ano, que fizeram um trabalho de pesquisa sobre a história do senhor Atayde Machado, para nos ajudar. E a Laura, o Léo e a Tais tiraram nossas dúvidas com suas explicações.



                                                                 Obrigado galerinha.

Combinamos que nesta segunda-feira, dia 29, entrevistaremos a professora Suelene, uma das primeiras professoras da escola, para sabermos um pouco mais sobre a história da Atayde Machado. Então, decidimos elaborar um convite e após conversarmos sobre as características desse gênero textual, produzimos o mesmo coletivamente. 

26/08- No ATE, a Andrielly digitou o convite e entregamos para a professora Suelene. De volta à sala de aula, conversamos sobre as características de uma entrevista e juntos elaboramos as perguntas. E a turma fez perguntas muito interessantes, com certeza vamos aprender muito.





Juntas, eu e a professora Lucimeri montamos a linha do tempo da escola, com fotos de 1995 até 2011. E é muito bom fazer parte dessa história.
Obrigado a professora Sula, a professora Suelene, ao diretor Fernando, a dona Celestina, a Eva, a Andréia, a bolsista Talita, aos alunos: Letícia, Laís, Caio, Wesller (9o.ano), Letícia (4o.ano) e Laura (3o.ano) pela preciosa colaboração.




29/08- Fizemos a entrevista com a professora Suelene e ela nos contou muitas coisas interessantes e sanou todas as nossas dúvidas. E a professora Lu filmou tudo. Depois visitamos a linha do tempo e a galerinha ficou muito animada em se ver nas fotos e perceber-se como parte dessa história.

30/08- Produzimos o relatório da entrevista e eu fui a escriba. Conforme as ideias surgiam e íamos compondo o texto, aproveitamos para discutirmos sobre a escrita (ortografia, paragrafação e coerência textual...).

RELATÓRIO DA ENTREVISTA COM A PROFESSORA SUELENE

NO DIA 29 DE AGOSTO, ENTREVISTAMOS A PROFESSORA SUELENE E ELA NOS CONTOU MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA.


ELA NOS CONTOU QUE O COMEÇO FOI MUITO DIFÍCIL, PORQUE NÃO TINHA QUASE NADA NA ESCOLA, FALTAVA CADEIRAS, ARMÁRIOS, BRINQUEDOS, PIA, PANELAS... A DONA CELESTINA LAVAVA A LOUÇA FORA DA ESCOLA, NUMA TORNEIRA DO OUTRO LADO DA RUA. E NO PRIMEIRO DIA DE MATRÍCULA, A SECRETÁRIA DONA MARLIZE SENTOU NUM FARDO DE PAPEL HIGIÊNICO, POIS ELA NÃO TINHA CADEIRA.


O PRIMEIRO DIA DE AULA NA ATAYDE MACHADO ACONTECEU NO DIA 6 DE FEVEREIRO DE 1995. E AQUI FUNCIONAVA ATÉ A 2ª. SÉRIE E HAVIA 77 ALUNOS. OS ALUNOS ESTUDAVAM ATÉ ÀS 3 HORAS DA TARDE.
EM 1995 TRABALHAVAM NA ATAYDE MACHADO: DONA ELLEN, A PRIMEIRA DIRETORA, DONA MARLIZE, SECRETÁRIA, DONA CELESTINA E DONA IRACEMA, MERENDEIRAS. OS PROFESSORES ERAM: RITA, DO JARDIM E SUELENE, DO PRÉ, NA 1ª. E 2ª. SÉRIE, ELAINE LECIONAVA ENSINO RELIGIOSO, ARTES E LEITURA, MARISTELA, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, SONIA, LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA E CLAUDIA EDUCAÇÃO FÍSICA.


NAQUELA ÉPOCA NÃO TINHA BIBLIOTECA E A DONA MARLIZE FAZIA A TROCA DE LIVROS.
MAS COM O PASSAR DO TEMPO, NOSSA ESCOLA MUDOU, CONSTRUÍRAM MAIS SALAS, EM 2006 FIZERAM O GINÁSIO DE ESPORTES, DEPOIS UM NOVO PARQUE E O BOSQUE DA PAZ. E HOJE NOSSA TEM 250 ALUNOS E 29 FUNCIONÁRIOS.
TEXTO COLETIVO

01/09- Após conversarmos sobre o que cada um mais gosta na escola (local, atividade, pessoas), em dupla, fotografaram suas preferências. Aparentemente, adoraram a atividade, pois estavam muito animados. E sairam belas fotos!


Gosto dos meus amigos. (Kamilly)
02/09- Começamos a ensaiar a música que cantaremos no aniversário da escola. Eles adoraram a música e o ensaio ficou muito animado com a coreografia da professora Lucimeri.

ESCOLA
É BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS

NESSA ESCOLA SENSACIONAL!
ENCONTRAR AMIGOS É BEM LEGAL

VAMOS TODOS NOS ALEGRAR
VIEMOS BRINCAR E TAMBÉM ESTUDAR

APRENDER E CRESCER MAIS E MAIS
INTEGRAÇÃO E UNIÃO

COM PROFESSORES E AMIGOS LEAIS
A NOSSA FORÇA É A UNIÃO

JUNTEMOS OS DEDOS
LEVANTEMOS AS MÃOS

UM ABRAÇO APERTADO
UM APERTO DE MÃO

SEREMOS PARA SEMPRE
AMIGOS COMO IRMÃOS

A NOSSA FORÇA É A UNIÃO
JUNTEMOS OS DEDOS

LEVANTEMOS AS MÃOS
UM ABRAÇO APERTADO

UM APERTO DE MÃO
SEREMOS PARA SEMPRE

AMIGOS COMO IRMÃOS

09/09- No ATE, cada um escreveu uma frase sobre a escola, depois ilustraram com figuras. Também, mudaram a fonte, tamanho, cor. E é bom observar o quando eles gostam da escola e sentem-se bem em estar aqui.  Abaixo segue algumas das frases.

A ESCOLA É LEGAL, DIVERTIDA E É ANIMAL, POIS DA DE FAZER MUITAS COISAS, BRINCAR E LER MUITO. MAS ELA PODIA SER MAS FLORIDA. (ANDERSON)




A ESCOLA ATAYDE MACHADO É BEM LEGAL, DIVERTIDA E MUITO MASSA E TAMBÉM GOSTO DE HORA DO RECREIO. E QUERIA MUDAR O PARQUINHO PARA ELE FICAR MAIOR. (DHOMINI)
 

A ESCOLA É MUITO LEGAL, DIVERTIDA E EU GOSTO DE EDUCAÇÃO FISICA E DE MATEMÁTICA. MAS EU QUERIA QUE ARRUMASSEM O BOSQUE. (RAFAEL)

A ESCOLA É MUITO DIVERTIDA E OS PROFESSORES SÃO BEM LEGAIS. (GABRIELA)



A ESCOLA É BEM LEGAL E MINHAS AULAS PREFERIDAS SÃO EDUCAÇÃO FISICA E MATEMATICA.  (JOÃO)


A ESCOLA É DEMAIS POIS DÁ PRA FAZER UM MONTE DE COISAS COMO ATIVIDADES, TEM BRINQUEDOS E O RECREIO. (GUSTAVO)



A ESCOLA É MUITO LEGAL E EU GOSTO DE FAZER ATIVIDADES DE MATEMÁTICA. E EU GOSTO DE BRINCAR COM OS MEUS AMIGOS.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário