terça-feira, 27 de março de 2012

Projeto: Mauricio de Sousa e seus personagens

A turma do 3o. ano está realizando um projeto de pesquisa sobre Mauricio de Sousa e seus personagensEm alguns sites descobrimos um pouco sobre a vida do pai da Turma da Mônica.

 Mauricio de Sousa- Histórico

Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel.


Seu pai Antônio Mauricio de Sousa, era  poeta e barbeiro e sua mãe, Petronilha Araújo de Sousa, era poetisa.
Com poucos meses de vida, foi levado pela família para a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde passou parte de sua infância. Outra parte foi vivida em São Paulo, onde seu pai trabalhou em estações de rádio.

Enquanto estudava,  Mauricio trabalhou em rádio e para ajudar no orçamento da família, desenhava cartazes e pôsteres. Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente, pois  tinha um talento especial para desenhos. Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi.
Em São Paulo foi repórter policial durante 5 anos para o jornal Folha da Manhã. Mas a paixão pela arte venceu.
Começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, seu primeiro personagem, foi aprovada pelo Jornal da Folha, dando início assim ao nascimento de tantos outros personagens.
Mauricio de Sousa é um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica. Atualmente tem mais de um bilhão de revistas publicadas em 120 países.






A galerinha pesquisou mais sobre Mauricio de Sousa e a turminha e mais informações surgiram, as quais sanaram nossas dúvidas iniciais.
Puxa, são tantas informações e é muito bom descobrir, pesquisar.

Mauricio de Sousa e seus personagens


Mauricio de Sousa se baseou em sua família e amigos de infância para criar os personagens da turminha mais conhecida do país, a Turma da Mônica.

Ele se baseou em seus filhos para criar alguns de seus principais personagens. A Mônica, por exemplo, foi baseada em sua filha Mônica, assim como a Magali, a Maria Cebolinha e a Marina, também foram inspiradas em suas filhas Magali, Mariângela e Marina. Os filhos Mauricio Takeda, Mauricio Spada e Mauro deram origem aos personagens Do Contra, Dr. Spada e Nimbus. E as filhas Valéria e Vanda viraram os personagens Valéria e Vanda.

Os danados Cascão e Cebolinha foram criados a partir de amigos de infância de Mogi das Cruzes. O caipira Chico Bento foi inspirado em seu tio-avô, que adorava contar histórias. Já o dinossauro Horácio representa o próprio Mauricio.

Texto coletivo




  

Um comentário:

  1. Parabéns professora!
    Como seus alunos são maravilhosos e o mérito é seu! Sempre proporcionando aprendizagens significativas!
    Adoro acompanhar o crescimento dos seus alunos!
    Bjos, Lucimeri

    ResponderExcluir