Partindo dos animais que estamos pesquisando, iniciamos a exploração de medida de massa, e suas unidades usuais. Calculamos mentalmente quantos quilos são necessários para compor a massa de uma girafa e de um elefante, imaginaram o tamanho da pilha de pacotes de arroz de um quilo. Também calculamos quantos alunos seriam necessários para obtermos a mesma massa do elefante, estimamos que se os alunos pesassem trinta quilos cada um, precisaríamos de 200 alunos, ou seja, oito salas como a nossa, que tem vinte e cinco alunos. Ficaram admirados com o "peso" desse animal!
Concluíram que "para pesar coisas mais leves utilizamos o grama, para coisas mais pesadas, o quilo e para coisas mais pesadas ainda, a tonelada." Essa turminha é show!
Que animal pesado! Pode pesar até 6 toneladas.
Iniciaram o desenho dos animais pesquisados em tamanho real. A princípio deu um trabalhão, olhavam o papel com cara de desanimo, afinal o papel era tão grande. Após refletirmos, concordamos que alguns animais, como a girafa, o elefante, o rinoceronte e o hipopótamo seriam realmente difícil, então propus que desenhassem o filhote ou uma espécie menor. Assim. ficaram mais animadinhos!
Após alguns dias de trabalho, afinal, era necessário medir o papel, colar, analisar, discutir, brigar, animar-se...os resultados começaram a surgir e alguns grupos estão com seus animais quase prontos.
Grupo da zebra
Grupo do avestruz
quanto conhecimento está turminha está produzindo....uaaaauuu!
ResponderExcluir